O SBT começou a pensar

O SBT foi vice-líder por muitos anos e sempre acomodado com essa colocação, pois sabia que “bater de frente” com a Rede Globo poderia causar prejuízos significativos como chacotas e ainda desestabilização financeira, e o que prova essa afirmação foi a célebre frase dita por Silvio Santos que é melhor manter-se do jeito que está ao “dar um passo maior que a perna” e na frente, “tropeçar”.
O maior apresentador e animador da TV brasileira não estava errado, porém o que havia de nada normal é o não investimento na programação de sua emissora e ainda falta de estratégias coerentes com o atual momento que vive a mídia televisiva em relação à telespectadores cada vez mais exigentes por melhores opções.
Com o passar dos anos, a Rede Record por meio do seu proprietário Edir Macedo Bezerra em 2006 resolveu investir pesado na modernização, ampliação e repaginação da sua emissora e após, contratações de atrizes, atores e grandes apresentadores como Augusto Liberato, o Gugu, que era tido como o queridinho e sucessor do “ex-dono do Baú”.
E assim ocorreu, a emissora dos bispos com o seu slogan “A Caminho da Liderança” conquistou a vice-liderança sem muitos esforços pois nesse momento o SBT não tinha acordado do seu profundo sono.
A Rede Record ainda “peitou” a Rede Globo entre 2007 a 2009 ao conquistar frequentemente a liderança nas manhãs com os seus telejornais, a tarde com o desenho jurássico “Pica Pau” e também com a série “Todo Mundo Odeia o Chris” e a noite com suas novelas como “Vidas Opostas”, “Caminhos do Coração”, ” Os Mutantes – Caminhos do Coração”, “Vidas Opostas” e tantas outras que realmente foram sucesso e conseguiram altos índices no Ibope.
E ainda nesse período, a emissora de Silvio Santos não despertava interesse no público pois mantinha reprises, “enlatados”, programas ultrapassados e ainda várias atrações “desfilavam” na programação.
Ao ver o início do ”desmoronamento” da emissora dos bispos a partir de 2010, o SBT começou a mudar como o seu próprio dono passou a dedicar apenas para os seus programas e como diretora geral foi nomeada a sua filha Daniela Passaro Abravanel Beyruti que fez várias alterações e ainda trouxe consigo formatos de consagrados programas americanos e ordenou a exibição da série “Sobrenatural” no horário nobre que garantia altos picos de audiência.
Após esse fato, a direção artística pensou em elaborar uma linha de show com atrações de entretenimento para ocupar o horário que antes era ocupado pela série dita acima e as suas sucessoras, e com isso atraiu faturamento e passou a brigar pela vice-liderança nesta faixa.
Era grande a “bagunça” nas tardes da emissora e para organizar e firmar um público, o próprio Silvio Santos tomou uma decisão inusitada que foi a volta de “Tarde de Amor” que nada mais é do que reprises de novelas, pois poupa gastos, conquista faturamento com produtos destinados ao público feminino e ainda consegue firmar a vice-liderança e foi assim com as primeiras tramas reexibidas como “Esmeralda” que no Rio de Janeiro atingia picos de até 13 pontos e brigava pela liderança e em São Paulo, consolidava até 7 pontos.
E ainda na época houve a volta das séries infanto-juvenis no período vespertino que passaram e consolidaram a vice-liderança na maior capital do país e esse fato desestabilizou a emissora dos bispos, fazendo-a cancelar o “Balanço Geral SP” e no lugar ocorreram várias tentativas frustadas até decidirem firmar o sensacionalista “Record Notícias” que é exibido até hoje, porém raramente obtém segundo lugar no Ibope.
Outra decisão benéfica para o SBT foi cancelar o “Programa do Ratinho” às 18 horas e tentar colocar séries como “Kyle XY” e “Eu, a Patroa e as Crianças” e até mesmo a sessão de filmes “Cinema em Casa”, porém, tudo isso foi em vão e no fim, deixaram o velho “Chaves” como “tapa-buraco” que na época derrotava frequentemente José Luiz Datena com o seu “Brasil Urgente” e ainda colocava a Rede Record na quarta colocação. E atualmente é visível o desgaste do seriado do menino pobre que mora na vila juntamente com a sua turma e por esse fato, a média deste vem sendo de 4 a 6 pontos.
E neste ano, foi sábio o remanejamento da linha de shows para às 22 horas que antes era ocupado por exibição de novelas tanto antigas como “Pantanal” e “Dona Beija”, quanto inéditas como “Amor & Revolução” que deve ser esquecida pela seu fracasso, mas lembrada por ser a única trama originalmente brasileira que retratou a Ditadura Militar de forma imparcial.
Após a volta do Ratinho às 21 horas, a “vida” do seriado investigativo “C.S.I” virou um verdadeiro “inferno”, pois havia dias que era vice-líder e em outros, amargava a terceira colocação. E o pior ainda, ocorreu o seu cancelamento justamente por baixa audiência.
Enfim, o que prova de fato que os diretores do SBT estão pensando é o fato de que nesta noite de terça-feira, haverá as participações especiais das atrizes Gabriela Riveiro e Rosane Mulholland no “Programa do Ratinho”, sendo que a primeira interpretou a doce “professora Helena” na primeira versão de “Carrossel” e a segunda vivencia essa mesma personagem no remake brasileiro desta mesma trama, adaptado por Íris Abravanel. E tudo isso para “barrar” a estreia do reality show “A Fazenda 5″ da emissora dos bispos.
O amadurecimento obtido pela ” TV mais Feliz do Brasil” em anos atrás devido aos seus erros, hoje em dia está resultando em crescimento e a recuperação clara do seu antigo posto de segunda maior emissora do país.
Leia mais: http://tvfoco.pop.com.br/#ixzz1wIvDnDIY
Nenhum comentário: